Institucional

junho 18, 2016
O Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI) é um projeto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, do qual participam alunos e professores de Graduação e de Pós-Graduação de diversas instituições de ensino superior, com o objetivo conjunto de cultivar o ensino e a pesquisa de assuntos internacionais no meio universitário.
 
O GEDAI tem como alvo a promoção e o incentivo à produção científica no âmbito acadêmico, apoiado no princípio norteador de que a experiência discente na Faculdade só será completa com o acesso pleno a atividades de ensino-pesquisa-extensão, possibilitando, assim, a construção de um ambiente de debate sobre as complexidades das relações internacionais. Outrossim, temos como fito a formação de sujeitos atentos às transformações de ordem internacional, bem como a conscientização de suas implicações em nosso País.
O grupo está baseado no "tripé universitário", na medida em que, além de promover a produção de artigos científicos, objetiva também a realização de minicursos, palestras, oficinas, dentre outras atividades, todas no âmbito do Direito Internacional, com o escopo de tornar tal disciplina acessível a estudantes de todos os semestres do curso de Direito ou mesmo de outros cursos, uma vez que baseamos nossos estudos na transdisciplinaridade.
 
Ao promover o estudo conjunto de disciplinas alheias ao âmbito do Direito, almejamos formar internacionalistas conscientes das várias facetas do mundo globalizado no qual estamos inseridos. A ciência jurídica não abarca toda a realidade, uma formação baseada somente em uma área do saber se torna obsoleta ante a complexidade dos fatos.
Constata-se, assim, a importância da criação de um grupo de pesquisa com enfoque internacional que reúna os discentes de Universidade Federal do Ceará, sendo acessível a todos, independentemente do nível acadêmico no qual se encontram. O GEDAI oferece, assim, uma oportunidade única de crescimento intelectual e pessoal, além de proporcionar aos participantes contato com grandes docentes e possibilitar o início de uma brilhante carreira acadêmica.